Buscar

Qual é a diferença entre crime de perigo concreto e crime de perigo abstrato?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabi Torres

Crime de perigo concreto: Neste tipo penal a consumação se dá com o resultado, exige uma comprovação de que realmente houve perigo de risco e de que houve uma lesão ao bem jurídico. O delito dependerá sempre do resultado. São os crimes que necessitam de efetiva comprovação no caso concreto mediante instrução probatória. Não existe presunção legal, contudo, a configuração do crime vai depender de comprovação concreta de que existiu risco de perigo e de lesão. A análise da ocorrência de perigo é feita mediante verificação de que a conduta gerou ou não um perigo de dano no caso concreto. Nesses crimes é necessário comprovação e que seja confirmado que tal conduta, seja, ela positiva ou negativa trouxe efetivamente o perigo de dano ou lesão a um bem jurídico tutelado.

Crime de perigo abstrato: É o perigo que já é considerado pela lei (de maneira presumida) por simplesmente praticar conduta típica.O disposto no tipo penal retrata e descreve tão limitada a conduta, sem fazer referência ao resultado naturalístico, ou seja, não faz referência ao resultado oriundo daquele ilícito penal. Por essa razão grande parte dos doutrinadores denominaram tais crimes de “crime de mera conduta”. Trata-se de presunção legal absoluta de perigo, independentemente de instrução probatória. O legislador aplica uma pena àquela conduta por considerar que ela seja perigosa, ainda que não venha a existir o perigo real no caso concreto. Neste tipo a consumação do crime se dá com a conduta; o juiz entende que houve proximidade do perigo ao bem jurídico tutelado pelo Estado e à probabilidade de lesão, a partir desse entendimento aplica a pena. Ex.: dirigir embriagado. A lei não exige a lesão ou a morte de terceiro para que a conduta do agente seja considerada crime. A conduta dele já configura crime no momento em que ele toma a direção do veículo sob efeito de álcool.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Nos crimes de perigo  há uma probabilidade de dano que deve ser averiguada no caso concreto, desse modo, não é necessário uma violação efetiva de um bem jurídico. O crime de perigo abstrato são assim definidos em virtude da falta de lesão concreta a um bem jurídico, sendo que, a simples conduta do agente pode configurar o crime. Ex.: Tráfico de Drogas de acordo com o artigo 33 da lei 11.340 de 2006 é um crime de perigo abstrato, pois, com a simples conduta de vender drogas independente do efetivo uso do pelo indivíduo comprador já pode configurar o crime. 

Já o crime de perigo concreto é aquele em que a probabilidade de lesão a um bem jurídico deve ser observada analisando o caso concreto e não uma situação em abstrato. Ex.: Dirigir veículo sem possuir a  Carteira Nacional de habilitação: Art. 309 CTB. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais