Buscar

Área do cortéx Motor responsável por montar estratégias para execução do movimento:

💡 1 Resposta

User badge image

Yasmin Batista

Planejamento

O córtex pré – frontal e o córtex parietal posterior (áreas 5 e 7 de Brodmann) são as regiões primariamente envolvidas no planejamento motor. O córtex pré – frontal, mais especificamente a região cortical dorsolateral pré – frontal esquerda (áreas 9 e 46 de Brodmann), se relaciona com o desejo e a intencionalidade de se realizar um movimento. Já o córtex parietal posterior está ligado à cognição espacial, permitindo ao indivíduo obter a real percepção sobre a atual posição do seu corpo no espaço com noções de profundidade, solidez e distância, bem como as relações espaciais entre os objetos do ambiente em questão. Isso é possível porque recebe aferências do córtex somatossensorial primário (áreas 1, 2 e 3 de Brodmann) e de áreas corticais visuais (áreas de Brodmann 18 e 19) e, a partir delas, organiza interações multimodais relacionadas à percepção espacial.

A região cortical dorsolateral pré – frontal esquerda e o córtex parietal posterior, que representam o nível de maior hierarquia no controle motor, enviam axônios que convergem para a área 6 de Brodmann (área motora suplementar) a qual, por sua vez, gera a partir das informações recebidas uma “imagem motora” a ser executada e, por conseguinte, envia seus sinais de comando diretamente ao córtex motor primário (área 4 de Brodmann).

Contudo, antes que o córtex motor primário inicie a execução dos comandos motores, os núcleos da base agem controlando o nível das aferências excitatórias dos neurônios talâmicos sobre o córtex motor (facilitando ou dificultando a excitabilidade dos neurônios corticais motores). Os núcleos da base agem, deste modo, como um filtro ao selecionar o movimento a ser executado.

O cerebelo também contribui com o planejamento motor.  Através da via córtico – ponto – cerebelar as áreas motoras superiores enviam eferências relacionadas à “intenção do movimento”, fazendo sinapses com neurônios do núcleo denteado. O plano motor idealizado pelo cerebelo retorna então para áreas motoras do córtex pela via denteado – tálamo –cortical.

 

Execução

A segunda etapa, de execução do movimento, é comandada pela área motora primária (área 4 de Brodmann) por meio de eferências que descendem pelo trato córtico – espinhal até as sinapse com os motoneurônios alfa, os quais promovem a contração de conjuntos de fibras musculares específicas ao movimento desejado.

 

Correção

Uma vez iniciado, o movimento passa a ser controlado pela zona intermédia do cerebelo, composta pela porção intermediária dos hemisférios e núcleos interpósitos (globoso e emboliforme). Ela recebe aferências sensoriais provenientes da medula através dos tratos espino – cerebelar – anterior e espino – cerebelar – posterior, os quais fazem sinapse com os núcleos interpósitos do cerebelo. O trato espino -cerebelar – anterior informa ao cerebelo quais comandos motores chegaram aos cornos anteriores da medula por meio do trato cortico – espinhal.  Já o trato espino – cerebelar posterior deixa o cerebelo a par da intensidade de contração muscular e tendinosa, através de aferências provenientes dos fusos neuromusculares e órgãos tendinosos de Golgi.

Tendo estas informações, o cerebelo compara as características do movimento em execução com o plano motor prévio e promove as correções necessárias. Em seguida, envia eferências pela via interpósito – tálamo – cortical até o córtex motor primário a fim de que seja executado o movimento com as devidas correções.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais