Buscar

Como o método Maitland, e Mulligan tem contribuido para a fisioterapia ?

💡 1 Resposta

User badge image

Erik Borges

Mulligan e Maitland

Conceito Mulligan
O Mulligan trata-se de uma técnica de terapia manual que visa o reposicionamento articular.
Falhas posicionais limitam movimentos fisiológicos e causamdor, as técnicas do Mulligan foram desenvolvidas para reparar essas falhas. A terapia deve ser executada de forma indolor, se houver dor significa que a técnica não foi eficaz. Existem várias formas dese aplicar a técnica nos diferentes segmentos corporais, devendo sempre ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento.
O Conceito Mulligan faz uso de técnicas que envolvem a combinaçãode uma mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo. O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.
Conceito Maitland
É um métodousado para aliviar dores e alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas, com objetivo  de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo. É indicado para pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral, além da articulação temporo-mandibular (ATM).Essas alterações podem gerar dor, parestesia, rigidez, fraqueza, instabilidade articular, perda de controle do movimento, etc.
Maitland ainda considera para tratamento de seus pacientes os conceitos deirritabilidade e não irritabilidade. Pacientes irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo mínimo, e no início da ADM.Quando o terapeuta retira o estímulo queprovocou o sintoma, a dor custa a passar.  Pacientes não irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo maior, geralmente no final da ADM, e quando o terapeutaretira o estímulo que provocou o sintoma, a dor passa rapidamente. Nesses pacientes a restrição de ADM é maior que a dor.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais