Buscar

O Orçamento Público Brasileiro depende de quais leis para ser efetivado?

💡 2 Respostas

User badge image

Rosilda Dias

Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentaria Anual (LOA)

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Os entes federativos devem produzir Planos Plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias e Leis de Orçamento Anual

As leis orçamentárias são elaboradas por iniciativa do Poder Executivo, que as encaminha ao Legislativo. Após apreciá-las e emendá-las, o Legislativo as aprova e elas entram em vigor.

A Lei do PPA é a primeira a ser gerada. O PPA deverá ser elaborado no primeiro ano de governo, contemplando as ações governamentais, desdobradas em programas e metas, que devem ser cumpridas ao longo dos 4 anos de governo.

A LDO fixa as metas e prioridades da administração pública em termos de programas a executar pelo Governo para cada ano. Tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Tem o fito de orientar a elaboração da LOA.

A LOA é elaborada anualmente pelo poder Executivo em atendimento à Constituição Federal e a Lei Federal 4.320/64, que estabelece as normas gerais para elaboração, execução e controle orçamentário. É elaborada com vistas a concretizar os planejamentos da PPA, e obedece as diretrizes da LDO. A LOA é mais instrumental, prevendo a receita e fixando as despesas para o cumprimento das metas anuais definidas na LDO.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais