Buscar

O Regime de Participação Final nos Aquestos possui regras próprias. Quando da dissolução da sociedade conjugal o que caberá a cada cônjuge?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A apuração da participação se dá da seguinte forma: verificação do acréscimo patrimonial de cada um; apuração do respectivo valor para a compensação e a iden￾tificação do saldo em favor de um ou de outro; execução do crédito, valendo ressaltar que o direito à meação é irrenunciável e impenhorável – artigo 1.682 do CC/02. Quanto à execução do crédito, afirma o artigo 1.684 do CC/02 que, se não for conveniente a divisão de todos os bens em natureza, pode a reposição ser feita em dinheiro, descontadas as dívidas do consorte solvidas pelo outro com patrimônio próprio.
1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

No caso de dissolução da sociedade conjugal, deverão ser divididos apenas os bens adquiridos durante o casamento, excluindo-se aqueles que já pertenciam, exclusivamente, a cada um dos consortes. A apuração dos aquestos será feita no momento em que cessar a convivência conforme artigo 1.683 do CC/02, excluindo-se da soma os patrimônios próprios na forma do artigo 1.674 do CC/02: os bens anteriores ao casamento e os sub- -rogados em seu lugar; os que sobrevieram a cada cônjuge por sucessão ou libera￾lidade; as dívidas relativas a esses bens; e computando-se os bens adquiridos pelo trabalho conjunto de acordo com o artigo 1.679 do CC/02.
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Quando da dissolução da sociedade conjugal, caberá a cada cônjuge, nesse caso, a metade dos bens adquiridos a título oneroso pelo casal, cosoante art. 1.672, CC:

Art. 1.672. No regime de participação final nos aqüestos, cada cônjuge possui patrimônio próprio, consoante disposto no artigo seguinte, e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais