Buscar

A unidade morfofuncional das fibras musculares estriadas é o ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A unidade morfofuncional é o sarcômero. Um sarcômero é a unidade funcional do músculo estriado. Isso significa que é a unidade mais básica que compõe nosso músculo esquelético . O músculo esquelético é o tipo muscular que inicia todo o nosso movimento voluntário. Aqui está o objetivo principal do sarcômero.


Os sarcômeros são capazes de iniciar um movimento amplo e abrangente, contraindo em uníssono. Sua estrutura única permite que essas pequenas unidades coordenem as contrações de nossos músculos. De fato, as propriedades contráteis do músculo são uma característica definidora dos animais. O movimento dos animais é notavelmente suave e complexo. Isso exige uma estrutura molecular que possa encurtar junto com o encurtamento muscular. Tais requisitos são encontrados no sarcômero.


Quando vistas sob um microscópio, as fibras musculares de comprimentos variados são organizadas em um padrão de empilhamento. Os filamentos de miofibrila , desse modo actina e miosina, formam feixes de filamentos dispostos paralelamente um ao outro. Quando um músculo em nosso corpo se contrai, entende-se que a maneira como isso acontece segue a teoria do filamento deslizante . Essa teoria prevê que um músculo se contrai quando os filamentos podem deslizar um contra o outro.

2
Dislike0
User badge image

Miguel Aniceto

HGFHGFHFFFFHGHFH

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais