Buscar

Há ameaça na Concussão ?

No crime de Concussão, art.316, a "ameaça" é implicita ? Pois o tipo não a menciona, contudo há de se considerar que quando alguém EXIGE algo do gênero seja sob certa ameaça ou intimidação. O verbo EXIGIR não nos diz muito. Diferente do verbo CONSTRANGER do tipo Extorsão, art. 158.

💡 2 Respostas

User badge image

Wilson Pozzi

Sim. Há uma ameaça implicíta;

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime de concussão está previsto no artigo 316 do Código Penal que dispõe:

 Concussão

        Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

        Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

É um crime contra a administração pública em que o agente criminoso funcionário público através de uma EXIGÊNCIA (diferente da corrupção passiva que é uma solicitação ou recebimento) tenta conseguir uma vantagem indevida. É um crime formal que se consuma com a exigência não precisando para a consumação o recebimento da vantagem.  Essa exigência é feita através de uma intimidação e pode sim ser realizada com uma ameaça, desse modo, pode-se dizer que a ameaça está implícita no dispositivo supra. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais