Buscar

qual a diferença entre RO e RR na area trabalhista?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Amorim

Recurso Ordinário: É usado quando a parte perde em primeiro grau, ou seja, o processo vai para o Tribunal Regional do Trabalho para um novo julgamento.

Recurso de Revista: Este recurso é usado quando a parte perde no Tribunal Regional do Trabalho, assim o processo vai para o Tribunal Superior do Trabalho, também para um novo julgamento - É necessário o preenchimento de alguns requisitos para a interposição deste recurso, mas não convém tratá-los aqui.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Basicamente, inicio fazendo uma comparação com o direito processual civil. O Recurso Ordinário estaria para a apelação, assim como recurso de revista está para os recursos excepcionais (recurso especial e recurso extraordinário).

No Recurso Ordinário, são devolvidas para análise matérias de fato e de direito, que visam reforma ou anulação da sentença ou acórdão trabalhista impugnados. Seguem as hipóteses:

Art. 895 - Cabe recurso ordinário para a instância superior:                     (Vide Lei 5.584, de 1970)

I - das decisões definitivas ou terminativas das Caras e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias;

II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.           

 

Já o Recurso de Revista se limita a questões de direito, sendo vedado o reexame fático. São as hipóteses:

"Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando:

a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou contrariarem súmula de jurisprudência uniforme dessa Corte ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal;                            

b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do Tribunal Regional prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a;                   

c) proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal. "

O rol é taxativo e não admite exceções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais