Buscar

relação da mobilidade nas articulações?

quais as razões da menor mobilidade da articulação do ombro (escápulo-umeral) dos quadrúpedes quando comparada com a do homem, baseando-se nos aspectos morfológicos e funcionais da mesma?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Marcondes

Enquanto os quadrúpedes só podem se movimentar no eixo latero-lateral, o homem é capaz de movimentar nos 3 eixos ou seja, latero-lateral, antero-posterior e longitudinal motivado pelo menor desenvolvimento de seu endosqueleto.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Chama-se articulação à estrutura anatômica que permite a união entre dois ossos ou entre um osso e uma cartilagem. As articulações são estabilizadas por ligamentos que unem as extremidades ósseas e têm mobilidade graças aos músculos que estão inseridos nas proximidades. As funções mais importantes das articulações são constituírem pontos de união entre os componentes do sistema ósseo (osso, cartilagens) e facilitar os movimentos mecânicos, proporcionando elasticidade e plasticidade ao corpo. Algumas articulações não são móveis, como aquelas que se estabelecem entre os ossos do crânio, porém são de grande importância porque permitem a proteção do cérebro e possibilitam ao mesmo tempo seu crescimento durante a infância. Os ossos são unidos por articulações que permitem o movimento, existem diferentes tipos de articulações, mas uma das mais importantes são as articulações sinoviais, representadas, entre outras, pelas articulações do quadril, joelho, ombro e interfalângicas das mãos e dos pés.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais