Buscar

EXECUÇÃO DE PRE EXECUTIVIDADE O QUE É

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Martendal

exceção de pre-executividade vem a ser um dos instrumento utilizados no processo de execução pelo devedor, através da provocação do órgão jurisdicional, como o intuito de suspender a ação executiva, mediante a argüição de uma nulidade processual.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Há muita controvérsia doutrinária sobre a Exceção de Pré-Executividade. Para alguns, é considerada modalidade de defesa atípica. Outros, como Daniel Amorim, entendem que o novo CPC trouxe previsão expressa acerca da Exceção de Pré-Executividade nos arts. 518 e 803, parágrafo único: “Tratando-se de defesas consagradas expressamente em lei, ainda que elaboradas por mera petição, elas não podem ser consideradas atípicas, já que tipificadas por lei.” (Manual de Direito Processual Civil. 8ª ed. pg. 1284). Por meio dessa peça é possível combater todas as questões relativas à validade do procedimento de cumprimento de sentença e dos atos executivos subsequentes. Além disso, permite apontar eventual nulidade na execução. O STJ, que reconhece a existência da Exceção, aponta que o rito desse meio de defesa não é compatível com instrução probatória, e por isso exige prova pré-constituída para sua oposição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais