Buscar

A inconfidência mineira foi realmente um movimento visando a independência do Brasil?

💡 4 Respostas

User badge image

Luana Marcela

nao

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Sousa

A inconfidencia mineira foi elitista porque suas principais propostas não propunham reformas sociais, a elite queria poder político. 
A conjuração Baiana foi articulada inicialmente pela elite, mas se tornou popular pelo desejo do povo pela ablição da escravidão e das reformas sociais visando a igualdade social.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Inconfidência foi inspirada nos ideais dos filósofos liberais franceses da Era do Iluminismo e na bem - sucedida Revolução Americana de 1776. Os conspiradores em grande parte pertenciam à classe alta branca de Minas Gerais, rica em minerais . Muitos estudaram na Europa, especialmente na Universidade de Coimbra , e alguns tiveram grandes dívidas com o governo colonial.

No contexto do declínio da produção de ouro, a intenção do governo português de impor o pagamento obrigatório de todas as dívidas (a derrama ) foi a causa principal por trás da conspiração. Os conspiradores queriam criar uma república em que o líder seria escolhido através de eleições democráticas.

A capital seria São João del Rei e Ouro Preto se tornaria uma cidade universitária. A estrutura da sociedade, incluindo o direito à propriedade e a propriedade dos escravos, seria mantida intacta. Eventualmente, três participantes do movimento de independência revelaram os planos dos conspiradores para o governo, e os rebeldes foram presos em 1789.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais