Buscar

qual classificação estrutural das proteínas?

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Fernandes

https://planetabiologia.com/a-estrutura-e-a-classificacao-das-proteinas/

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estruturas-das-proteinas.htm

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As proteínas podem possuir até 4 tipos de classificações estruturais. São denominadas primária, secundária, terciária e quaternária.


A estrutura primária (ou principal) é referente à composição da cadeia polipeptídica em questões de aminoácidos, demonstrando a quantidade e a sequência nas quais eles aparecem.

A estrutura secundária é dada pela conformação espacial adquirida pela proteína ao fazer ligações entre seus aminoácidos por meio de pontes de hidrogênio. Configurações como alfa-hélice e beta-folha são exemplos de estrutura secundária.

A estrutura terciária é a conformação obtida pelo dobramento da cadeia de aminoácidos a partir de si mesma. Veja que é dado o nome de enovelamento global da proteína à configuração específica que ela assume (que é determinante de suas funções).

A estrutura quaternária existe em algumas proteínas e em outras não. Isso ocorre porque esta estrutura se refere à configuração global da proteína quando ela é formada por mais de uma cadeia polipeptídica (denominadas subunidades). Pode ser uma configuração entre cadeias iguais ou diferentes.

0
Dislike0
User badge image

Anne Karoline

As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. ... As proteínas apresentam quatro níveis estruturais: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais