Buscar

Devido a grande mundança no cenário mundial no que cerne à homossexualidade. Qual seria o conceito mais adequado para descrever a união parental na so

E ai?

Devido a grande mundança no cenário mundial no que cerne à homossexualidade. Qual seria o conceito mais adequado para descrever a união parental na sociedade brasileira?

💡 2 Respostas

User badge image

Alice Fernanda

A homossexualidade sempre existiu, a maior parte dos grandes filósofos que estudamos hoje e que tanto contribuíram para nossa história eram homoafetivos. Leonardo Da Vinci, por exemplo. Antes, a relação heterossexual era realizada somente pra "perpetuação da espécie". A mulher tinha o único objetivo de procriar. A concepção naquela época era de que amor de verdade só aconteceria entre homens, considerados seres superiores. A mudança no cenário mundial em relação à ela se deve ao fato de uma sociedade menos conservadora, menos reprimida e com mais direitos. A época em que a homossexualidade não era "problema" é a mesma em que mulheres e negros não tinham direitos bem como divorciados eram mal vistos. A constituição brasileira garante "todos são iguais perante a lei" e desta forma, em respeito inclusive à própria constituição, as pessoas devem ser iguais perante o juiz.

De acordo com Roberto Lorea em "A nova definição legal da família brasileira" temos que: Através da Lei nº 11.340, de 2006, tem-se uma nova regulamentação legislativa da família, juridicamente compreendida como a “comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; independentemente de orientação sexual” (art. 5º, inciso II, e parágrafo único).

 

A homossexualidade é um tema muito amplo e complexo para ser discutido por quem não tem leitura. O conselho federal de psicologia não se manifesta (ou dialoga com o público) a respeito por saber que apesar de um estado laico, o Brasil é majoriatariamente religioso e conservador, logo, nada adiantaria. Existem muitos estudos de Freud (alguns mal interpretados, principalmente sobre o complexo de édipo, que colocam Sigmund como contra a homossexualidade, fato é que o mesmo nunca se posicionou, apenas disse que é dever da família não oprimir, pois nada que diga respeito a sexualidade é normal, nem mesmo a heterossexualidade).

Estudos mais recentes apontam que há uma pré-disposição genética:

http://ciencia.folhadaregiao.com.br/2013/03/a-homossexualidade-sob-lupa-da-ciencia.html

8
Dislike1
User badge image

Rômulo C Ar

Menos vergonha, porque antes se tinha muita vergonha e hoje se tem pouca.

 

P.S. - Isto não é nenhum conceito preconcebido. Apenas uma constatação óbvia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Família e suas nuances

Família e Conjugabilidade

FTC

User badge image

Rebeca Gonçalves