Buscar

Historia

Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato "amistoso" entre brancos e índios preservado:
 

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Francimaria Cavalcante

nao entendi a pergunta

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

No texto citado no enunciado conta uma experiência vivida pelos portugueses ao chegarem as margens do continente americano e estranharam com os rituais e as culturas que os nativos tinham. Como eles não sabiam do que se tratava eles foram tentar entender, e descrever, após isso começou o que ficou conhecido como “missão dos jesuítas”.


A cultura mistica dos indígenas foi muito criticada pelos portugueses por eles usufruirem da natureza como uma cura, feitiçaria, mitologia deles, não só a religião como vestimenta, rituais, alimentação diferenciada entre várias outras coisas, como a visão de religião dos portugueses se dava em uma bíblia, um mensageiro que seria o padre e a pregação da palavra de Deus, e a cultura indígena não possuia nada disso, os portugueses criaram um preconceito e com o passar do tempo foram desmitificando eles.


A partir dessa desmitificação os indígenas deixaram sua cultura de lado, para obedecer as ordens dos portugueses já que lhe eram impostos aos ensinamentos de Deus pelos jesuítas, e quem não seguisse o que lhes era imposto ou era expulso da tribo ou até mesmo morto, e D. Henrique ordenou essa missão para que eles fossem habituados a cultura europeia para que começasse o processo de escravização indígena e explorar os recursos naturais do Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais