Buscar

Quais são os efeitos colaterais no uso da hormonioterapia veterinária voltada pra reprodução feminina?

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

Inibição da imunidade uterina, proliferação das glândulas endometriais com formação de hiperplasia cística do endométrio, sendo esses efeitos contribuintes para o aparecimento de piometra. A literatura cita ainda um efeito diabetogênico e teratogênico dos progestágenos. Alguns trabalhos citam um risco aumento de formação de tumores mamários benignos em cadelas. Nas gatas, a administração regular de progestágenos é associada com um risco significativamente maior no aparecimento de tumores mamários benignos e malignos. As lesões benignas mamárias, principalmente a hiperplasia mamária benigna das gatas, também está associada com a utilização de progestágenos exógenos (CARBONEIRO, 2004).
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Isso em pequenos animais.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Farmacologia Veterinária.


A hormônioterapia, por sua vez, baseia-se na utilização de agentes como o tamoxifeno, que apresenta efeito antagônico ao estrogênio. No entanto, inúmeros são os efeitos colaterais relatados em pacientes que fizeram seu uso, incluindo alterações visuais, náuseas e vômitos, constipação, alterações menstruais, endométricas e hepáticas, boca e pele secas, dor, leucorreia e diarreia (OKINO SAWADA et al., 2009).

OKINO SAWADA, N., NICOLUSSI, A. C., OKINO, L., COELHO CARDOZO, F. M., FONTÃO ZAGO, M. M. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.14 n.26; p. 2017 605 3, 2009. Disponível em: < http://www.redalyc.org/html/3610/361033299012/>. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000300012.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais