Buscar

Estudo de caso, Alfabeização.

Como uma professora de ensino fundamental pode trabalhar em sala de aula as variações linguísticas na fala e na escrita dos alunos mostrando que todas as comunicações devem ser valorizadas?

💡 2 Respostas

User badge image

Elizangela

No ensino fundamental, é preciso manter o foco das crianças com diversão mas também alcançar um objetivo. Neste caso, uma boa ideia de se fazer é assistir filmes (sejam animados ou reais) que retratam variações locais, por exemplo, uma pessoa do campo chegando na cidade ou entrando em contato com uma tecnologia diferente.

Agora para tratar de variações de escrita, como linguagem formal e informal, pode-se criar um ambiente ou uma brincadeira que expresse um tratamento diferente, um contato mais sério, por exemplo, usando situações que as crianças lembram de quando seus pais “falaram de um jeito estranho” ou usaram palavras difíceis. Para criar um pensamento que em certas situações ou lugares, deve-se falar diferentemente de quando estão em casa. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais