Buscar

quais caracteristicas morfologicas distiguem o tecido muscular dos demais tecidos

💡 3 Respostas

User badge image

Yasmim Costa

Também quero saber

0
Dislike0
User badge image

Queroz Sozinho

As caracteristicas que distinguem o tecido muscular dos demais eh por apresentar a contratibilidade e condutibilidade.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O nosso corpo é formado por 4 tipos de tecidos: conjuntivo,epitelial, muscular e nervoso.


O epitelial é composto por um conjunto de células uma ao lado da outra em diferentes formas:achatada, cilíndricas, ou cúbicas. Não há  vasos sanguíneos.


O tecido conjuntivo é composto tanto células células adiposas , ou seja, que acumulam gordura, como de cartilagens, sais minerais, cálcio , colágeno ( formando o tecido ósseo), e células de defesa e que transportam o oxigênio ( tecido sanguíneo).


O muscular é composto por células alongadas e que atuam especificamento na contração por meio de proteínas contráteis (miosina e actina) ; Possuem alta inervação e vascularização. Alguns desses tecidos possuem estrias na sua superfície e outros realizam movimentos involuntários.


Por fim, o tecido nervoso é composto pelos neurônios que são células alongadas e responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos.


Portanto, as características morfológicas que distiguem o tecido muscular dos demais tecidos são: células alongadas e especializada em contração; células com proteínas especializadas; presença de estrias; presença de contrações, voluntárias ou não.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais