Buscar

avaliando aprendizado

Com o término da II Guerra Mundial foi destacada a importância dos Direitos Humanos, pois a efetividade destes Direitos contribuiriam para afastar a ameaça de repetição das graves ofensas levadas a efeito pelo regime Nazista, durante aquele conflito bélico europeu. Posteriormente, os Direitos Humanos passaram a ser previstos nas Constituições da América Latina, inclusive do Brasil, Ásia, África e Européias elaboradas após o fim do regime ditatorial em alguns países como, eg., Portugal e Espanha. Entretanto, o compromisso pelos Direitos Humanos é tarefa complexa de se materializar universalmente, principalmente devido ao ambiente multicultural e politicamente mutifacetado do Mundo contemporâneo, bem como da ausência de um significado preciso de cada um destes direitos. Assim, marque abaixo a opção ERRADA:

💡 3 Respostas

User badge image

Veredas Vargem Grande

Os sistemas jurídicos nacionais democráticos seguem as orientações de regulamentos que visam a sedimentar nas legislações locais os princípios do máximo respeito à liberdade e à discriminação ao próximo  (Pacto Internacional sobre Direitos Civis, o Pacto de San José da Costa Rica[3], Declaração Universal dos Direitos Humanos[4], Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial[5] e Convenção Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais[6], entre tantos outros).

Particularmente no Brasil, a legislação reserva a punição para atos de discriminação e preconceitos nas Leis 7.716/89 e 7.716/97, além da responsabilidade civil por danos materiais e morais.

As políticas internacionais e nacionais sempre deverão lutar contra os horrores vividos no passado. A violação sistemática que o Holocausto ocasionou à história dos direitos humanos faz com que as políticas humanitárias pelo mundo se mobilizem sempre que existam reais possibilidade de se instalar um regime que não considere os direitos fundamentais.

Ainda que nem todos tenhamos presenciado o Holocausto, todos devemos manter vivas suas consequências em prol do aprimoramento das relações humanas. Devemos compreender que palavras de ódio são perfeitamente passíveis de se traduzir em ações de ódio e discriminação, originando uma cadeia desenfreada de condutas que, se não cessada em tempo hábil, poderá trazer efeitos extremamente negativos. Temos legislação para combater, porém todos deverão estar unidos e fortes contra ações e políticas que afrontam a ideia do reconhecimento e aplicabilidade dos direitos humanos. Se é bem certo que jamais traremos as vidas que outrora foram suprimidas, podemos, ao menos, fortalecer as bases humanistas que devem sempre nortear as relações humanas, independentemente de raça, cor ou crença religiosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

avaliando aprendizado Estácio

Políticas Públicas

ESTÁCIO

User badge image

Wilquer lima

Question Icon

Avaliando Aprendizado av1

Fundamentos das Ciências Sociais

ESTÁCIO

User badge image

Mirian Sousa

Question Icon

avaliando ciencia politica

Ciência Política I

ESTÁCIO

User badge image

Ana Clara Alves