Buscar

Qual o conceito da distribuição logística?

💡 1 Resposta

User badge image

Nanny Lill e Valmir Flores Domingues

A distribuição é um dos processos da logística, que fica responsável pela administração dos materiais, desde a saída do produto da linha de produção até que chegue para entrega no destino final, ou seja, nas mãos do consumidor.

Para entender melhor essa definição de distribuição, veja o esquema a seguir:
Fábrica = Produto pronto -> Distribuidor -> Varejista -> Consumidor final

Com o produto pronto, ele sai da fábrica e é encaminhado ao distribuidor, que, por sua vez, vende o produto a um varejista. O varejista expõe esse produto para venda aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém, nesse contexto há uma série de variáveis e também decisões a serem tomadas pelo profissional de logística.

A palavra distribuição também está associada à entrega de cargas fracionadas. São as entregas de produto e material em mais de um destinatário, aproveitando-se a viagem e os custos envolvidos. Neste caso, as entregas precisam ser planejadas, utilizando-se um menor custo total e menor tempo utilizado.

Marketing de distribuição
O marketing vê na logística de distribuição um dos processos mais críticos. A preocupação está nos problemas de atraso na entrega, que refletem diretamente na satisfação do cliente.

Quando o produto é vendido, a distribuição assume um papel importante no processo, que reflete em benefícios ou problemas no relacionamento com os clientes.

A escolha de um canal de distribuição é um aspecto fundamental na elaboração de uma adequada estratégia de marketing mix. O canal ou canais devem ser coerentes com todas as variáveis do marketing mix, e, principalmente, com posicionamento desejado pela empresa. Para isso, o marketing analisa alguns critérios para ponderar sua importância para o negócio ou empresa.

Os critérios a considerar pelo marketing:
-Número de concorrentes presentes do canal;
-Sofisticação dos concorrentes presentes;
-Adequação do canal ao posicionamento pretendido;
-Nível de notoriedade do canal;
-Características dos clientes;
-Imagem percebida do canal;
-Custo de promoção;
-Custo do espaço;
-Merchandising;
-Custo de entrada;
-Custo de saída;
-Barreira á entrada e á saída.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais