Buscar

Fenomenos de Transporte

As máquinas como as bombas centrífugas são utilizadas para bombear fluidos realizando o transporte entre partes dos sistemas hidráulicos utilizando o princípio da conversão de energia cinética em energia hidrodinâmica. A energia rotacional normalmente vem de um motor (gasolina, diesel ou elétrico). Os usos mais comuns incluem a sucção de água, esgoto, petróleo, bombeamento na petroquímica, fluidos líquidos em geral, e alguns ventiladores centrífugos, sopradores são comumente usados para implementar um sistema de refrigeração, filtração na indústria e também nos aspiradores de pó. O funcionamento de uma bomba centrífuga invertida é uma turbina de água fazendo a conversão de energia potencial de pressão da água em energia mecânica de rotação. Para o esquema abaixo faça o que se pede. 

 

(1) Determine o comprimento da tubulação (L), para que não ocorra a cavitação na bomba instalada no sistema, a mesma possui um NPSH requerido de 10 m.c.a., despreze as perdas de carga localizadas.; 

 

(2) Mantendo a mesma vazão, mesma pressão e mesmo diâmetro da tubulação, e considerando que a perda de carga na entrada e saída da bomba seja de 2,5 m e 1,4 m respectivamente, a perda de carga nos acessórios de 4,2 m e que o desnível da bomba e o ponto de recalque seja de 12 m (trecho imediatamente na entrada da bomba) determine a potência em Watt necessária para a bomba fazer o bombeamento do fluido para o ponto de recalque.

 

São dados para a condição (1): tubulação de sucção de ferro fundido novo (C = 130), diâmetro de sucção 300 mm, H = 1,5 m, vazão de escoamento 175 m³/h, água a 20 ºC peso específico 0,998 kgf/dm³, pressão de vapor 0,0238 kgf/cm², pressão atmosférica local 9,59 m.c.a.

São dados para a condição (2): peso específico 1000 kgf/m³, rendimento da bomba 88%, considere o plano horizontal passando pelo eixo da bomba.

 

 
Observação: unidades faltantes ou incorretas acarretará perda na pontuação, verifique as orientações para a postagem da resolução de questões abertas. A nota desta questão está dividida em partes, sendo assim, o aluno receberá a nota somente referente aos acertos na resolução da questão.

💡 2 Respostas

User badge image

JANDERSON CAMPOS

NAO SEIAINDA

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma bomba centrífuga é, na maioria das vezes, o equipamento mais simples em qualquer planta de processo. Seu propósito, é converter a energia de uma fonte motriz principal (um motor elétrico ou turbina), a princípio, em velocidade ou energia cinética, e então, em energia de pressão do fluido que está sendo bombeado. As transformações de energia acontecem em virtude de duas partes principais da bomba: o impulsor e a voluta, ou difusor.

O impulsor é a parte giratória que converte a energia do motor em energia cinética. A voluta ou difusor, é a parte estacionária que converte a energia cinética em energia de pressão. Note bem: Todas as formas de energia envolvidas em um sistema de fluxo de líquido, são expressas em termos de altura de coluna do líquido, isto é, carga Geração da Força Centrífuga O líquido entra no bocal de sucção e, logo em seguida, no centrode um dispositivo rotativo conhecido como impulsor.

Quando o impulsor gira, ele imprime uma rotação ao líquido situado nas cavidades entre as palhetas externas, proporcionando-lhe uma aceleração centrífuga. Cria-se uma área de baixa-pressão no olho do impulsor, causando mais fluxo de líquido através da entrada, como folhas líquidas. Como as lâminas do impulsor são curvas, o fluido é impulsionado nas direções radial e tangencial pela força centrífuga.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais