Buscar

Fenomenos de Transporte ACQF 4º Semana

No esquema da figura abaixo qual deve ser o valor da cota Z a partir do eixo que tem a cota 0 (zero) passando pelo eixo de rotação da bomba para que não haja cavitação com água a 20 ºC. Dados: os cálculos devem ser considerados em fase de projeto, f = 0,022, D = 15 cm, Q = 25 L/s; Patm = 86 kPa, Pv = 2 kPa, 104 N/m³, NPSHr = 8 m.

 

Z = - 0,359 m

Z = - 0,758 m

Z = - 1,258 m

Z = - 0,658 m

Z = - 0,857 m

💡 4 Respostas

User badge image

Anderson R. Santos

Z= -1.258m.... Corrigida no AVA.

8
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Simplesmente definido, a cavitação é a formação de bolhas ou cavidades no líquido, desenvolvidas em áreas de pressão relativamente baixa em torno de um rotor. A implosão ou o colapso dessas bolhas acionam ondas de choque intensas dentro da bomba, causando danos significativos ao impulsor e / ou ao alojamento da bomba.

Quando uma bomba está sob baixa pressão ou em condições de alto vácuo, ocorre a cavitação de sucção. A bomba está sendo "carente de fome" ou não está recebendo fluxo suficiente. Quando isso acontece, bolhas ou cavidades se formarão no olho do impulsor. Conforme as bolhas passam para o lado de descarga da bomba, as condições do fluido mudam, comprimindo a bolha em líquido e fazendo com que imploda contra a face do rotor.

Portanto, temos que:

Z= -1.258m

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais