Buscar

Diferencie:

Hora Extra e Banco de Horas.

💡 2 Respostas

User badge image

Mário Augusto Constant de Lima

O banco de horas serve para um acúmulo de caráter compensatório e não enseja remuneração específica. Ex.: Malucodes trabalha duas horas a mais por dia de 2ª a 5ª feira para poder "folgar" toda 6ª feira .

O trabalhador que faça hora extra, definida em lei (CLT), faz jus à remuneração específica, que terá seu índice influenciado por fatores como o dia da semana e o horário (diurno ou noturno).

Espero ter ajudado. Sds.

3
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A diferença entre horas extras e o banco de horas é o fato de que, nas horas extras, as horas trabalhadas são remuneradas em, no mínimo, com valor 50% superior às das horas comuns, conforme previsto na Constituição Federal:

 XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

Assim, se o horário de trabalho de um empregado é até às 18h e ele trabalha até às 19h, terá uma hora extra e deverá ser remunerado com esse acréscimo de, no mínimo, 50%.

Já no caso de banco de horas, caso um trabalhador que possua o horário de trabalho até às 18h continue a trabalhar até às 19h, no dia seguinte poderá compensar e trabalhará uma hora a menos. Assim, o empregador não precisará arcar com as horas extras e o empregado poderá reduzir a sua carga de trabalho no dia seguinte.

Essa é a diferença essencial entre horas extras e banco de horas e é motivo de muita polêmica, pelo fato de muitas vezes o banco de horas ser utilizado de forma a mascarar horas extras efetivamente devidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas