Buscar

Qual a importância do endo marketing?

💡 1 Resposta

User badge image

Alex Oliveira

Muitas empresas utilizam várias estratégias de marketing para os mais diversos fins, como a compreensão do mercadoem que se está atuando, a conquista e a gestão do relacionamento com o cliente, entre outros. Existe, entretanto, uma estratégia específica do marketing que diz respeito à comunicação interna em uma instituição e pode ser extremamente benéfica para a mesma, conhecida como endomarketing.

Por definição etimológica, “endo” denota situação interna, ou seja, “dentro” e “marketing”, em uma de suas diversas definições, caracteriza o estudo dos mercados e a compreensão dos seus componentes principais, como público, vendas e produtos, visando uma melhor estratégia para o desenvolvimento das empresas. Ou seja, o endomarketing é uma forma de gestão empresarial que visa o desenvolvimento de uma instituição a partir de práticas motivacionais e que instigam a comunicação entre seus funcionários e demais pessoas envolvidas, além de moldar a empresa segundo a visão de todos seus membros.

 

A prática de marketing interno em uma empresa tenta desenvolver um sentimento de satisfação entre seus colaboradores e existem várias formas para que isso seja alcançado, desde campanhas motivacionais, palestras educativas, comemoração de resultados, até criação de redes sociais ou reestruturações no processo de comunicação interna. Faz parte da criatividade dos desenvolvedores pensar nas formas ideais, segundo o perfil da instituição, de realizar o endomarketing. Dessa forma, todos ficarão sempre cientes da importância do lugar onde trabalha e de seu papel dentro da empresa, possibilitando que os funcionários, assim como clientes satisfeitos, compartilhem essa satisfação externamente, dando uma maior visibilidade e aumentando a confiança do público geral em relação à organização.

Além disso, o endomarketing pode também fornecer aos trabalhadores um entendimento maior sobre o contexto empresarial no qual está envolvido, mantendo-os sempre informados em relação aos serviços que sua empresa oferece. Um funcionário informado é um fator essencial na realização de prospecção de clientes!

É possível perceber que o endomarketing, mesmo sendo uma prática interna, não abdica da característica principal do marketing que é desenvolver a empresa em relação ao mercado. Ele é, então, fundamental para uma organização pois traz vantagens para os membros que compõem a instituição, fazendo com que se sintam mais satisfeitos e realizados com o trabalho que desempenham, e mais alinhados com o objetivo da empresa, que por sua vez, também se beneficia, devido a elevação da confiança do público, gerando mais colaboradores e clientes!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais