Buscar

Pergunta de cunho subjetivo a você, estudante de direito.

 Ao nos depararmos com tanta violência, todos os dias, você acha justificável lançarmos mão da auto-tutela para alcançarmos a justiça? O que é a justiça para você? Você sente que o Direito Penal e o Processo Penal não atingem o fim proposto ?

💡 6 Respostas

User badge image

Bruno Ernesto

Não atende o fim proposto tendo em vista que não se deve apenas punir, o Estado também tem obrigação de ressocializar, entretanto falha nesse quesito. 

5
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Sim
1
Dislike0
User badge image

lucas Galantini

O Direito nasceu graças aos conflitos em geral que apareceu em nossa sociedade, dando inicio a LIDE, seja no ambito penal, civil, trabalhista e etc...
Por tanto não temos direito a auto tutela, claro, havendo exceções. Então eu entendo que o Direito é sim eficiente, pois evita de vivermos numa sociedade onde seria olho por olho e dente por dente, se não existisse o judicario iriamos resolver nossos conflitos como? Na violencia? Na lei do mais forte?
E quais seriam as exceções? Um exemplo é a legitima defesa ou estado de necessidade previstos no Codigo Penal, onde o bem juridico tutelado é a vida, e de grande importancia!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais