Buscar

Como se deu o fim da velha Republica?

Fatores que contribuiram para o fim da velha Republica.

💡 2 Respostas

User badge image

Emily Frandini Muraro

A república velha ou primeira república durou de 1891 até 1930 quando Getúlio Vargas realizou um golpe através da Revolução de 1930 e então se inicia a Era Vargas.

Entre os fatores que colaboraram para esse movimento de Vargas foram as inúmeras instabilidades existentes no país, sejam elas no ambito economico, político e social, que pioraram na década de 1920, levando ao rompimento da política do café com leite e a a candidatura de Getúlio a presidencia. O resultado foi considerado fraudulento pois foi realizado nos moldes da corrupta primeira republica dominada pelas elites cafeeiras e pelos coroneis e por esse motivo os apoiadores de Vargas o apoiaram no seu plano de conquistar o poder pela força.

4
Dislike0
User badge image

Bruno Santos

o brasil entrou em uma superprodução de cafe puxada pelos "coroneis", no entanto, uma crise mundial detonou o preço do cafe fazendo o governo banca-los e entrar em deficit gigante.
Alem do mais o presidente paulista deveria ceder para o mineiro na sucessão presidencial mas negou apoio fazendo Minas puxar apoio a oposição. As oligarquias dissidentes pressionavam ações da republica frente a crise e sem escapatoria , o governo se opos.
sem oas oligarquias, sem o eleitorado mineiro, sem o lucro cafeeiro, a republica acabou.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais