Buscar

Quais sao os pressupostos para aferir a responsabilidade extra contratual?

💡 2 Respostas

User badge image

Katherine Martins

sfdfdfd

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Quando se tratar de responsabilidade civil extracontratual, devemos verificar se é caso de responsabilidade objetiva ou subjetiva.

É que, em ambos os casos, se exigirá uma (i) conduta ilícita, comissiva ou omissiva, que cause (ii) dano a outrem, seja de ordem patrimonial, moral, estético, ligados por (iii) um liame jurídico, ou seja, a conduta possui relação direta com a causação do dano.

No entanto, quando estivermos diante de responsabilidade objetiva, os requisitos acima serão suficientes, ao passo que na responsabilidade subjetiva ainda deveremos demonstrar dolo ou culpa por parte do autor da ofensa.

No Código Civil, a regra é a responsabilidade civil subjetiva, ao passo que no Código de Defesa do Consumidor e na Responsabilidade Civil da Administração Pública prevalecem a responsabilidade civil objetiva. Entretanto, todos comportam as respectivas exceções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais