Buscar

Qual é a diferença entre pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado?

💡 2 Respostas

User badge image

SidNaria Melo

As pessoas jurídicas podem ser pessoas jurídicas de Direito Público, ou de Direito Privado.

As pessoas jurídicas de Direito Público, podem ser de internas ou externas.

Segundo o art. 41 do CC, as pessoas jurídicas de Direito Público interno são a União, os Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios, autarquias (inclusive as associações públicas) e demais entidades de caráter público que a lei assim definir.

Já as pessoas jurídicas de Direito Público externas são os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo Direito Internacional Público, como no caso ONU (organização das nações unidas), OMC (organização mundial do comércio).

No âmbito do Direito Privado, as pessoas jurídicas podem ser: associações, sociedades, fundações, organizações religiosas e partidos políticos.

As associações se caracterizam pela reunião de pessoas com fins não lucrativos;  já as sociedades, se caracterizam pelo intuito do lucro, podendo adotar vários regimes, como: sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade anônima, etc.

Vale dizer que as sociedades podem ser simples ou empresárias. As sociedades simples exploram atividades intelectuais, científica, literária ou artística; já as sociedades empresárias, conforme o art. 966, são aquelas sociedades que desempenham uma atividade econômica voltada à produção, ou a circulação de bens e serviços.

As fundações, por sua vez, surgem quando é atribuída a personalidade jurídica a determinado patrimônio, para realizar um determinado fim lícito.


1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

As principais diferenças são:

1) As pessoas jurídicas de direito público são instituídas por lei, enquanto as pessoas jurídicas de direito privado têm, em sua maioria, criação a partir da autonomia privada ou, quando muito, exigem mera autorização para criação, sempre com registro dos atos constitutivos junto aos órgãos competentes;

2) As pessoas jurídicas de direito público atendem ao princípio da legalidade em sentido estrito, por meio do qual só é permitido fazer aquilo que a lei determina, ao passo que nas pessoas jurídicas de direito privado existe a possibilidade de agir com maior liberdade, fazendo tudo aquilo que a lei não veda. Isso vale, inclusive, para as pessoas jurídicas de direito privado instituídas pela Administração Pública (empresas estatais - empresas públicas e sociedades de economia mista), que podem agir com maior margem de liberdade.

Quanto às demais distinções, caberia melhor se tratássemos apenas das pessoas jurídicas de direito privado que não envolvessem aquelas que integram a Administração Pública indireta, mas nos limitaremos para não causar confusão no estudo presente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais