Buscar

Descreva a bomba de sódio e potássio. Onde ela age?

💡 4 Respostas

User badge image

Raquel dias

A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração de sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada por proteínas transportadoras que capturam íons sódio no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. no meio extracelular, capturam os íons potássio e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração desses íons iria se igualar.

Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açucares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para a síntese de proteínas e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No meio celular, normalmente as substâncias deslocam-se de um meio de alta concentração para um de baixa concentração. Porém, existem alguns mecanismos que percorrem o sentido contrário.

A membrana celular separa o meio extracelular, que possui concentração de íons sódio (Na+) maior do que a do meio intracelular, do meio intracelular que possui uma concentração maior de íons potássio (K+). A bomba de sódio e potássio consiste em proteínas da membrana realizarem o transporte de íons de sódio para fora e de íons de potássio para dentro da célula. Esse movimento faz com que haja uma diferença de carga elétrica entre os meios intra e extracelular. Essa diferença de carga elétrica torna possível a contração muscular e a transmissão dos sinais elétricos nas células do sistema nervoso.

Portanto, a bomba de sódio e potássio é um mecanismo pelo qual as células conseguem manter uma diferença de carga elétrica entre o meio intracelular e extracelular, agindo na contração muscular e na condução de sinais elétricos nas células nervosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais