Buscar

um governador pode não fazer cumprir lei estadual alegando inconstitucionalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Sim.

Segundo o STF, "os Poderes Executivo e Legislativo, por sua Chefia, podem tão-só determinar aos seus órgãos subordinados que deixem de aplicar administrativamente as leis ou atos com força de lei que considerem inconstitucionais".

Também o Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no mesmo sentido, afirmando que a negativa de ato normativo pelo Chefe do Executivo reflete um poder-dever.

Parte considerável da doutrina compactua com tal posicionamento: Hely Lopes Meirelles, Elival da Silva Ramos, Luís Roberto Barroso, J.J. Gomes Canotilho, entre outros. Gustavo Binenbojm, por exemplo, em obra que teve origem na sua dissertação de Mestrado, afirma que "o Poder Executivo não está autorizado e, muito menos, obrigado a “lavar as mãos” diante de um ato normativo que se lhe afigure inconstitucional, compactuando com a violação da Lei Maior".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais