Buscar

aberration criminis e aberratio ictus definições semelhanças e diferenças

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A aberratio ictus está prevista no artigo 73 do Código Penal que dispõe:

 Erro na execução

        Art. 73 - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código. No caso de ser também atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.

A aberratio criminis está prevista no artigo 74 do Código Penal que dispõe:

Resultado diverso do pretendido

        Art. 74 - Fora dos casos do artigo anterior, quando, por acidente ou erro na execução do crime, sobrevém resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato é previsto como crime culposo; se ocorre também o resultado pretendido, aplica-se a regra do art. 70 deste Código. 

A semelhança entre os dois é que ambos tratam-se de erro. Entretanto a diferença é que  o aberratio ictus é um erro sobre a pessoa e o aberratio criminis é um erro sobre o crime a ser praticado. 

Ex. 1 Aberratio ictus: A quer matar B que está perto de C. A atira e por erro de pontaria mata C. Nesse caso houve erro na execução do crime que recaiu sobre os indivíduos.

Ex. 2 Aberratio Criminis: A quer quebrar o vidro de uma loja comercial. Ele joga uma pedra e não acerta o vidro e sim um indivíduo que estava dentro da loja. Nesse caso A responderá por Lesão corporal culposa e não dano, pois o agente erro sobre o resultado pretendido. 

1
Dislike0
User badge image

SidNaria Melo

Aberratio Criminis. Trata-se de hipótese onde o agente acaba por atingir resultado diverso do pretendido, neste caso, o agente quer atingir uma pessoa e atinge uma coisa, observem que há desvio no crime, há erro no crime, o indivíduo pretendia produzir uma lesão corporal, por exemplo, e acaba causando dano. Há sempre o erro de pessoa/coisa ou coisa/pessoa, se houver erro pessoa/pessoa, estaremos diante da aberratio ictus.

A Aberratio Criminis se subdivide em duas modalidades, podendo ser de resultado único ou de resultado duplo, ou complexo, como denominam alguns autores.

No caso de aberratio criminis com resultado único o agente tem a intenção de atingir uma coisa mas acaba por atingir uma pessoa somente, não acertando a coisa inicialmente pretendida, o mesmo vale se ele tinha a intenção de atingir uma pessoa e atinge uma coisa, somente. Nesta modalidade, há o erro de pessoa/coisa ou coisa/pessoa, mas o agente atinge somente uma delas.

Já no caso de aberratio criminis com resultado duplo o agente tem a intenção de atingir uma coisa mas, além de atingir tal coisa, acaba por atingir também uma pessoa, ou vice e versa, o que se deve observar nesta modalidade é que houve o erro pessoa/coisa ou coisa/pessoa e o agente atingiu ambas.

No caso de aberratio ictus, trata-se de hipótese de erro na execução, conforme ensina o professor Luiz Flávio Gomes, na aberratio ictus há sempre o erro de pessoa/pessoa, justamente o contrário da aberratio criminis anteriormente descrita, cujo erro é de pessoa/coisa.

Tenha-se como exemplo o indivíduo que quer matar um outro, no entanto erra ao calcular a força da arma utilizada e o tiro acaba por acertar, além da pessoa pretendida, um terceiro alheio à sua intenção.

observem que, se em vez de uma outra pessoa o agente tivesse acertado uma coisa, estariamos diante da aberratio criminis, pois haveria o erro pessoa/coisa.

Ainda na lição de Luiz Flavio Gomes, a aberratio ictus pode ocorrer em duas modalidades: em sentido amplo e em sentido estrito.

A aberratio ictus em sentido amplo ocorre quando o agente atinge uma terceira pessoa, por erro na execução ou acidente, mas também atinge a pessoa que realmente era seu alvo, havendo dupla responsabilidade, ou seja, no caso de um homicídio, ele responderia pelo homicídio doloso (com relação à pessoa que era realmente seu alvo), e por homicídio culposo (com relação ao terceiro atingido por erro).

Já a aberratio ictus em sentido estrito ocorrerá quando o agente pretende atingir uma pessoa, e por erro na execução ou acidente, atinge apenas um terceiro.

 

0
Dislike0
User badge image

Adriane Teles Flor Oliveira

Obrigado flor vc teria algum autor para que eu possa citar ?Por que minha professroa esta peido um autor ela que as semelhanças , definições e diferenças .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais