Por que as pessoas quandovão falar sobre a recuperação extrajudicial usam os artigos deste capítulo que só se refere a recuperação judicial? O que está determinado nela se aplica também a recuperação extrajudicial? Por que?
Armindo De Castro Júnior
Há mais de um mês
Não, Hallana, o cap. III só se refere à recuperação judicial e o cap. IV à extrajudical.
Quando à referência à segunda pergunta, a parte principiológica está prevista na recuperação judicial (princípio da preservação da empresa, por exemplo).
Espero ter ajudado.
Paduan Seta Advocacia
Há mais de um mês
O Capítulo III da Lei 11.101/05 se refere somente sobre Recuperação Judicial, enquanto o Capítulo VI da mesma lei trata da Recuperação Extrajudicial.
O que provavelmente foi motivo da confusão e utilização de artigos tratando do capítulo da Recuperação Judicial para falar da Recuperação Extrajudicial é o fato de que os requisitos para requerer ambas as Recuperações (Judicial e Extrajudicial) são os mesmos.
Sendo assim, tanto os requisitos para a Recuperação Judicial quanto os requisitos para a Recuperação Extrajudicial estão previstos no artigo 48 da Lei, que está dentro do Capítulo de Recuperação Judicial.
Isso porque a própria Lei, em seu artigo 161, ao tratar da Recuperação Extrajudicial, afirma que os requisitos para requerimento da mesma estão previstos no artigo 48.