Buscar

O Capítulo III sobre Recuperação Judicial da Lei 11.101/05 (Lei de Falências) se refere a recuperação judicial e extrajudicial?

Por que as pessoas quandovão falar sobre a recuperação extrajudicial usam os artigos deste capítulo que só se refere a recuperação judicial? O que está determinado nela se aplica também a recuperação extrajudicial? Por que? 

💡 3 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Não, Hallana, o cap. III só se refere à recuperação judicial e o cap. IV à extrajudical.

Quando à referência à segunda pergunta, a parte principiológica está prevista na recuperação judicial (princípio da preservação da empresa, por exemplo).

Espero ter ajudado.

2
Dislike1
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O Capítulo III da Lei 11.101/05 se refere somente sobre Recuperação Judicial, enquanto o Capítulo VI da mesma lei trata da Recuperação Extrajudicial.

O que provavelmente foi motivo da confusão e utilização de artigos tratando do capítulo da Recuperação Judicial para falar da Recuperação Extrajudicial é o fato de que os requisitos para requerer ambas as Recuperações (Judicial e Extrajudicial) são os mesmos.

Sendo assim, tanto os requisitos para a Recuperação Judicial quanto os requisitos para a Recuperação Extrajudicial estão previstos no artigo 48 da Lei, que está dentro do Capítulo de Recuperação Judicial.

Isso porque a própria Lei, em seu artigo 161, ao tratar da Recuperação Extrajudicial, afirma que os requisitos para requerimento da mesma estão previstos no artigo 48.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais