Buscar

Descreva a etapa de iniciação da tradução. " Código Genético"

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A tradução envolve "decodificar" um RNA mensageiro (RNAm) e usar sua informação para produzir um polipeptídeo ou cadeia de aminoácidos. No geral, polipeptídeo é basicamente uma proteína (com a diferença técnica que algumas proteínas grandes são formadas por muitas cadeias de polipeptídeos.


O início da tradução é chamado de "iniciação"

Para que se possa dar início à tradução, alguns ingredientes são necessários. Esses incluem:

  1.     Um ribossomo (o qual tem duas parte, uma pequena e uma grande)
  2.     Um RNAm com as instruções para a proteína que será construída
  3.     Um RNAt "iniciador" transportando o primeiro aminoácido da proteína, que quase sempre é a metionina (Met)

Durante a iniciação, essas peças devem se unir de maneira correta. Juntas, elas formam o complexo de iniciação, a configuração molecular necessária para começar a fazer uma nova proteína. A iniciação depende de proteínas especializadas "auxiliares" chamadas de fatores de iniciação. A função delas é ajudar as subunidades ribossômicas, RNAt, e RNAm a se encontrarem de maneira ordenada e previsível.


Além disso, não existe almoço grátis: movimentar esses ingredientes da iniciação requer energia. A energia é proporcionada pela célula na forma de guanosina trifosfato (GTP), uma "moeda energética" comum que é similar a molécula mais conhecida, o ATP. Dentro de suas células (e das células de outros eucariontes), a iniciação da tradução acontece assim: primeiro o RNAt transportando a metionina se liga a subunidade ribossômica pequena. Juntos, se ligam à extremidade 5' do RNAm através do reconhecimento do cap 5' GTP (adicionado durante o processamento no núcleo). Em seguida, eles "caminham" ao longo do RNAm na direção 3' e param quando alcançam o códon de iniciação (com frequência, mas nem sempre, o primeiro AUG).

fonte:https://pt.khanacademy.org/science/biology/gene-expression-central-dogma/translation-polypeptides/a/the-stages-of-translation

2
Dislike0
User badge image

Bárbara Costa

DNA--->(TRANSIÇÃO)--->RNA--->(TRADUÇÃO)--->PROTEÍNAS

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais