Buscar

A declaração de vontade pode ser relativizada em relação de consumo?

É cediço que a declaração de vontade é pressuposto subjetivo da validade dos negócios jurídicos. Sabendo da fragilidade do consumidor frente a grandes empresas é possível falar em aparência de consentimento e por conseguinte em possível nulidade por vicio de consentimento?

💡 1 Resposta

User badge image

Fernando Castilho

Sempre é possível se falar em vícios no consentiemento, principalmente nos casos clássicos como erro, dolo, coação e etc. Contudo, se bem entendi sua pergunta, não creio que é possível falar em presunção de vício no consentimento apenas pelo fato do consumidor ser a parte mais frágil da relação. A hipossuficiência, na relação de consumo, é tão somente um requisito para a inversão do ônus da prova (o outro requisito é a verossimilhança).

Para responder a questão, deve-se ter em mente que não se pode inverter o ônus da prova para a consecução de uma prova impossível (probatio diabolica). No caso em análise, incumbir a empresa de comprovar a idoneidade da vontade do consumidor somente por entender ser  hipossuficiente a parte, é incumbir o fornecedor de realizar uma prova diabólica (impossível), o que é vedado no nosso ordenamento jurídico. 

 

O CDC procurou igualar as partes da relação consumerista; e não dar a uma parte vantagens exageradas capazes até de macular a sentença a seu favor. Se assim fosse, bastaria alegar a ocorrência um vício de vontade para obter sucesso na pretensão, uma vez que incumbiria ao fornecedor demonstrar o contrário (o que é praticamente impossível). Espero ter ajudado

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais