Buscar

O que é cota piezométrica?

💡 2 Respostas

User badge image

Claudinei Barros

É a linha que dá a altura da lâmina d'água num condutor, também se chama de altura máxima do perímetro molhado, usa-se para calcular o perímetro molhado para fórmula de Manning. (sorte com a hidráulica). 
Tengel

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A cota piezométrica é uma das principais variáveis ​​na descrição de um sistema de águas subterrâneas. Representa a energia mecânica por unidade de peso do fluido no sistema. A cabeça hidráulica , h , é definida como:h=hp+hz onde hp é a cabeça de pressão e h z é a cabeça de elevação. Todas as três grandezas possuem a dimensão (L). A cabeça de pressão representa a energia devido à pressão do fluido de poros, e a cabeça de elevação representa a energia potencial gravitacional resultante da elevação.

Como as velocidades da água subterrânea são tão lentas, a energia cinética é tipicamente insignificante. A água flui de alta para baixa cabeças hidráulicas ao longo de um gradiente hidráulico.

Primeiro, a profundidade para a água subterrânea é medida com o auxílio de uma fita manual, instrumento de som elétrico, transdutor de pressão ou dispositivos similares. Em seguida, as elevações do nível de água são obtidas subtraindo a profundidade medida à água da elevação da superfície da terra. 

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais