Buscar

Explique o mecanismo pelo qual os leucócitos são ativados e deixam os vasos em direção aos tecidos.

💡 3 Respostas

User badge image

Lourival Moreira Junior

Se chama Diapedese, e ocorre por intermédio da quimiotaxia, quando células especificas do sistema imune produzem substâncias que sinalizam outras células para que estas sejam atraídas.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, devemos lembrar que os microrganismos, produtos de células necróticas, complexo antígeno-anticorpo e citocinas induzem um número de respostas aos leucócitos que fazem parte da defesa destes (neutrófilos e macrófagos).


Nesse contexto, as respostas funcionais induzidas pela ativação de leucócitos são: produção de metabólitos do ácido araquidônico dos fosfolipídios, como uma resposta à ativação da fosfolipase A2, pelo aumento intracelular de cálcio e outros sinais; degranulação e secreção de enzimas lisossomais e ativação de explosão oxidativa; e secreção de citocinas, na qual amplifica e regula reações inflamatórias.


Portanto, a ativação de macrófagos é o “carro chefe” das citocinas, que estão envolvidas na inflamação; e modulação de moléculas de adesão de leucócitos por diferentes citocinas e integrinas.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais