Buscar

Como fazer um esquema com todas as etapas da produção de ATP a partir de uma molécula de glicose, colocando o saldo final ?

💡 2 Respostas

User badge image

Vitória Genuino

Primeiro evidencia a formação de ATP pela via glicolítica (glicólise), depois evidencia o processo de formação de ATP no ciclo de KREBS e por fim o saldo final na CTE onde é contabilizado os NADH+ e FADH, lembrando que há uma perca de 2 ATP's no começo para a fixação da glicose no citosol e para a instabilidade da molécula no final do processo para formar 2 trioses.

glicólise = 4 atp's + 2nadh - 2 atp's

ciclo de krebs = 1 atp + 4nadh + 1 fadh (lembrando que são duas trioses, ou seja, o valor é duplo) 2 atp's + 8nadh + 2fadh

cte = 10nadh = 25 atp's + 2fadh = 3 atp's

saldo final = 32 atp's produzidos a partir de uma molécula de glicose

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A glicólise é uma etapa em que várias reações químicas ocorrem a fim de realizar a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Inicialmente ocorre a adição de fosfatos, provenientes de duas moléculas de ATP, à molécula de glicose. Após a adição, processo chamado de ativação, a molécula de glicose torna-se instável e quebra-se, formando duas moléculas de ácido pirúvico. Essa quebra produz quatro moléculas de ATP e, com isso, o saldo final do processo é de dois ATP.


O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, acontece no interior da mitocôndria, mais precisamente na matriz mitocondrial. Esse processo inicia-se com a chegada do ácido pirúvico na matriz e sua imediata reação com a coenzima A, que produz uma molécula de acetil-CoA (Acetilcoenzima A) e uma molécula de CO2. Nessa reação observamos também a presença do NAD+, que se transforma em NADH após utilizar dois elétrons e um íon H+ liberados no processo.


Na fosforilação oxidativa, ocorre a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, sendo liberada uma grande quantidade de elétrons, que formam água. Durante a formação de água, energia vai sendo liberada e usada na produção de ATP. A fosforilação oxidativa é responsável pela maior parte do ATP produzido pela célula.


Veja a tabela abaixo com o saldo final:

RENDIMENTO ENERGÉTICO NA RESPIRAÇÃO CELULAR

ETAPA

SALDO EM ATP

 Glicólise

 2

 Ciclo de Krebs

 2

 Fosforilação oxidativa

 26

 Saldo final

 30

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais