Buscar

Qual é a fase dominante das Briófitas?

💡 3 Respostas

User badge image

Welisson Porto

A fase dominante do ciclo de vida das briófitas é o gametófito que é maior e de vida livre, enquanto o esporófito é efêmero, menor, permanentemente ligado ao gametófito e nutricionalmente dependente deste.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As briófitas dependem da umidade em seus arredores para a reprodução e o transporte de fluidos. Os gametas masculinos flagelados de briófitos, como os de seus ancestrais aquáticos, contam com a água para ajudá-los a avançar para os gametas femininos. Além disso, por carecerem do eficiente sistema de transporte interno de fluidos encontrado nos traqueófitos, as briófitas requerem umidade ambiental para garantir que todas as partes da planta permaneçam nutridas.

Como todas as plantas, o ciclo de vida do briófito passa pelos estágios haplóide (gametófito) e diploide (esporófito). O gametófito haplóide compreende a planta principal (o musgo verde ou hepático), enquanto o esporófito diploide é muito menor e está ligado ao gametófito.

O estágio haplóide, no qual um gametófito haplóide multicelular se desenvolve a partir de um esporo e produz gametas haplóides, é o estágio dominante no ciclo de vida do briófito . Isto está em contraste direto com o ciclo de vida do traqueófito, no qual o estágio diplóide é dominante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais