Buscar

Cite, exemplifique e explique o que são agentes mutagênicos.

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Angelica

Todo elemento que se introduz no DNA e se expõe as células, promove uma alteração nas moléculas e, por essa razão, é chamado de agente mutagênico. Como o próprio o nome já induz, ele é capaz de transformar os genes e esses, por sua vez, repassam as informações alteradas para os seus descendentes. Em outras palavras, o que ocorrer nesse processo é um dano ao material genético.

É importante ressaltar que toda mudança imprevista e brusca no material hereditário, isto é, do DNA, é considerada uma mutação. Pois não condiz com a natureza desse material. Assim, existem três forma de mutações: química, física e biológica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Agentes mutagénico são  qualquer agente capaz de alterar a constituição genética de uma célula , alterando a estrutura do material hereditário, o ácido desoxirribonucleico (ADN). Muitas formas de radiação eletromagnética são mutagênicas, assim como uma variedade de compostos químicos . Os efeitos de alguns mutagênicos são potencializados (aumentados) ou suprimidos em alguns organismos pela presença de certas outras substâncias não mutagênicas; O oxigênio, por exemplo, torna as células mais sensíveis aos efeitos mutagênicos dos raios X.


Os agentes mutagênicos podem ser classificados em três categorias: físicos (por exemplo, raios gama), químicos (por exemplo, metanossulfonato de etila) e elementos transponíveis (como transposons, retrotransposons, T-DNA, retrovírus). Actualmente, estão disponíveis dados limitados sobre o âmbito dos efeitos genéticos induzidos a nível molecular nas plantas e sobre a especificidade e eficiência relativa destas diferentes categorias de agentes.


Esses efeitos envolvem danos no DNA, o que resulta em mudanças no par de bases (polimorfismos de nucleotídeo simples / simples, SNPs), pequenas inserções e deleções (indels) e rearranjos cromossômicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais