Buscar

A taxa e a contribuição de melhoria site duas características.

💡 2 Respostas

User badge image

marco antonio

PODER DE TRIBUTAR E COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
 
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

De acordo com o artigo 77º do CTN, taxa é um tributo “que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização efetiva e potencial, de serviço público específico e divisível”.

As taxas são tributos vinculados por que nessa espécie deve, o Estado, exercer o poder de polícia, a prestação de serviços públicos específicos e divisíveis ou a disponibilização destes. 

É competente para cobrança das taxas o ente que presta o serviço ou o disponibiliza.

Segundo o artigo 81º do CTN, Contribuição de Melhoria “é um tributo cobrado pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra a valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado”.

As contribuições de melhoria são espécies vinculadas pois dependem, para sua cobrança, de atividade específica do Estado, que é a realização de obra pública que aumente o valor de imóveis pertencente aos contribuintes, ou seja, uma valoração imobiliária. Importa destacar que essa contribuição decorre da obra pública e não para ela. Jamais será legítima a cobrança para capitação de recursos para sua execução, (Art. 145, III, CF).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais