Buscar

Quais são oa componentes do músculo esquelético e suas características?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Paula Cardoso

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio22.php

https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/tecido-muscular-estriado-esqueletico.htm

Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:

Ventre e tendãoa) Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa).

b) Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.

c) Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.

d) Bainhas Tendíneas são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.

e) Bolsas Sinoviais são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

 
0
Dislike0
User badge image

Antonio Pereira de Sousa

COMPONENTES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO:

a)Ventre Muscular: é a porção contrátil do músculo, constituí­da por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa).

b)Tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.

c)Aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.

d) Bainhas Tendí­neas: são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfí­cies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.

e) Bolsas Sinoviais: são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO:

O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, estão preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular). Analisando a presença e localização do núcleo, é possí­vel distinguir esse músculo do estriado cardíaco, um tipo de músculo que também apresenta estriações.

 As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina). Já a faixa clara recebe o nome de banda I e apresenta apenas filamentos contráteis finos (actina).

Além da banda A e I, as células musculares esqueléticas possuem a linha Z e a banda H. A chamada linha Z é uma linha transversal escura que se localiza no centro da banda I. A banda H é uma linha clara localizada no centro da banda A. Essas partes formam unidades conhecidas como sarcômeros, que estão localizadas entre duas linhas Z e possuem uma banda A entre duas semibandas I. Uma repetição linear de sarcômeros forma uma miofibrila.

CONTRAÇÃO DO MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO:

Na contração do músculo estriado esquelético, ocorre a sobreposição dos filamentos de actina e miosina
Na contração do músculo estriado esquelético, ocorre a sobreposição dos filamentos de actina e miosina

O músculo estriado esquelético apresenta uma contração rápida e vigorosa. Essa contração é voluntária, ou seja, estão relacionada à nossa vontade e acontece por causa da sobreposição de filamentos finos e grossos. Para que uma contração muscular ocorra, é necessário que os filamentos de actina e miosina deslizem uns sobre os outros. Isso significa que, durante a contração, o comprimento dos miofilamentos não se altera, entretanto, o comprimento do sarcômero diminui e, consequentemente, toda a fibra.

 

 

 

­

 

 

 

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O tecido muscular é classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso ou não-estriado.

O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária e rápida.

O tecido muscular estriado cardíaco é o principal tecido do coração. Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais.

O tecido muscular liso não-estriado constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais