Buscar

Processos estatais

Processos Estatais e o mesmo que processo administrativo?

💡 2 Respostas

User badge image

alan

Partindo-se do processo, nesse sentido amplo, em que se apresenta como uma serie de atos coordenados para a realização de fins estatais, pode se fazer uma primeira classificação, separando-se, de um lado, o processo legislativo, pelo o qual o Estado elabora a Lei, e, de outro, os processos judiciais e administrativos, pelos quais o Estado aplica a lei.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Alexandre Magno Fernandes Moreira, em artigo sobre o tema, esclarece muito bem a questão:

“O processo é uma categoria jurídica que pode ser definida como “o procedimento em contraditório”. Por isso, o processo não é um bloco monolítico, pois inclui várias divisões. Primeiramente, existem os processos estatais e os não-estatais. Aqueles são conduzidos pelo Estado, contrariamente ao que ocorre nestes, em que todos os participantes são particulares. O grande exemplo de processo não-estatal é a arbitragem, regulada pela Lei 9307/96; ressalte-se que só pode ser usada quando se tratar de direitos disponíveis.

O processo estatal pode ter dois objetivos: a) elaborar a lei – trata-se do processo legislativo, previsto principalmente nos arts. 59-69 da Constituição Federal; b) aplicar a lei – aí temos os processos administrativo e judicial.

Tais processos se diferenciam nos seguintes aspectos: a) o processo judicial é trilateral (juiz, acusação e defesa) enquanto que o administrativo é bilateral (Administração Pública e interessados); b) o juiz no processo judicial é imparcial, enquanto que, no administrativo, a Administração Pública é, ao mesmo tempo, julgadora e interessada; c) o processo judicial se inicia por iniciativa de uma das partes (acusação ou defesa) enquanto que o administrativo pode se iniciar de ofício; d) como decorrência da parcialidade do órgão julgador na esfera administrativa, não há a produção de coisa julgada.” (“A unidade do processo judicial”)

Portanto, é possível afirmar que “processos estatais” é um gênero do qual o “processo administrativo é espécie”.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais