Buscar

quais os principios da pena criminal?

💡 1 Resposta

User badge image

SidNaria Melo

Personalidade (ou da responsabilidade pessoal) – art. 5, XLV, CF.

Para este princípio, a pena não passa da pessoa do delinquente, ou seja, apenas o delinquente pode ser responsabilizado pela pena.

Quando falamos em responsabilidade penal, estamos diante da apuração para verificar se o indivíduo é ou não responsável por aquele crime. Se não houver responsabilidade penal, não há que se falar em pena. São responsáveis penais todos os maiores de 18 anos.

Obs.: Caso os parentes do delinqüente recebam alguma parcela ou quinhão do crime, deverão ressarcir apenas o que receberam, não podendo ser contabilizado os seus bens pessoais.

Obs.: No mesmo sentido, o partícipe tem a mesma importância daquele que cometeu o crime.

2.2.Princípio da Legalidade - art. 5 XXXIX, CF.

Não existe pena sem prévia cominação legal. Não existe pena, nem conduta, sem que as mesmas estejam estabelecidas em lei.

Portanto, não será crime se não estiver previsto em lei.

2.3.Princípio da Inderrogabilidade.

Constatada a prática delitiva, a pena deve ser aplicada. A pena deve atingir sua eficácia, e para isso é necessária a responsabilização do agente pelo crime cometido. O Estado-juiz não pode deixar de aplicar e executar a pena ao culpado pela infração penal, com apenas uma exceção: o perdão judicial (art. 121, parágrafo 5º do CP).

· Obs.: Exemplo de perdão judicial: o pai, que, dirigindo pela estrada, passa por uma linha férrea e culposamente é atingido pelo trem, matando sua filha que estava no banco de trás. O princípio do perdão judicial entende que nenhuma pena pode atingir tanto o agente quanto o fato que ocasionou a crime.

2.4.Princípio da Proporcionalidade – art. 5, XLVI, CF.

A pena deve guardar proporcionalidade entre o crime e a sanção imposta. Tanto o juiz quanto o Ministério Público devem ter essa noção de proporcionalidade.

A pena deve ser proporcional à gravidade do crime.

2.5.Princípio da Individualização da Pena – art. 5, XLVI, CF.

A pena será aplicada a cada delinquente no concurso de agentes. Cada agente envolvido no crime pode ter uma pena diferente e individualizada, já que respondem de acordo e na medida de sua participação no crime.

· Obs.: Ninguém será considerado culpado a não ser com pena condenatória transitada em julgado. O trânsito em julgado ocorre após uma certificação feita no processo de que ocorreu para o réu o prazo recursal. Enquanto houver apelação, não haverá trânsito em julgado.

2.6.Princípio da Humanidade – art. 5, XLVII e XLIX, CF.

Respeito à integridade física e moral. A Constituição Federal não admite penas vexatórias e proíbe penas insensíveis e dolorosas.

Quando condenado e julgado, ao cumprir sua pena, o indivíduo deve ser preservado física e moralmente.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais