Buscar

Qual a estrutura e a composição da Lâmina basal e Membrana Basal?

Que tipo de tecidos apresentam essas estruturas?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcia Jose de Jesus

Lêmina basal rara + densa

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dos elementos da matriz extracelular com grande relevância para as células epiteliais é a lâmina basal. Ela se dispõe como um tapete molecular entre o pólo basal do estrato germinativo (células basais dos epitélios) e os elementos do tecido conjuntivo. É sintetizada cooperativamente por essas células e pelos fibroblastos do tecidos conjuntivo. Esta estrutura permite a ancoragem das células epiteliais ao tecido conjuntivo, e tem importante função na seleção, por dimensão e cargas, do trânsito de moléculas e células no meio extracelular através do epitélio.


As lâminas basais são as unidades formadoras da membrana brasal e exercem função importante para a célula. Tais estruturas delimitam o tecido epitelial do tecido conjuntivo que vem por baixo. São a base de apoio das células, filtram moléculas e desempenham influência na polaridade da célula.


Membrana basal é a "base" de sustentação dos epitélios. É intermediária entre os tecidos  sustentadores e as células parenquimatosas e tem a função de nutrir as células acima dela e regenerar em caso de alguma lesão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais