Buscar

Uma tubulação conduz uma substância aquecida a 180ºC.

Sebe-se que o diâmetro da tubulação é de 50 cm e que a tubulação possui 12 m. A superfície externa está em contato com o ar na temperatura de 25ºC. A condutividade térmica do material de tubulação é de 0,11 W/m.ºC e o calor perdido é de 1500 W. Determine a espessura da tubulação. .

💡 1 Resposta

User badge image

tayna

IO

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fenômenos dos Transportes, mais especificamente sobre taxa de fluxo de calor. Para tanto, faremos uso da seguinte equação:

\(P_{\text{cond}}=\dfrac{K\cdot A \cdot \Delta T}{L},\)

em que \(P_{\text{cond}}\) é o fluxo de calor por condução; \(K\) a condutividade térmica do material; \(A\) a área de superfície; \(\Delta T\) a variação de temperatura; e \(L\) a espessura do material isolante.

No problema em questão, sabemos que \(K=0,11 \text{ } \dfrac{\text W}{\text m \cdot \text {°C}}\) e o calor perdido é \(P_{\text{cond}}=1500\text{ W}\). Com base nos valores da temperatura interna e externa da superfície, calcula-se a variação da temperatura:

\(\begin{align} \Delta T&=180\text{ °C }- 25\text{ °C} \\&=155\text{ °C} \end{align}\)

Sabendo que o diâmetro da tubulação é de \(50\text{ cm}\) e que seu comprimento é de \(12\text{ m}\), a área da tubulação é dada pelo produto do comprimento de circurferência e o comprimento da tubulação, isto é:

\(\begin{align} A&=(\pi \cdot 0,50 \text{ m})\cdot (12\text{ m}) \\&=18,85\text{ m}^2 \end{align}\)

Por fim, isolando a espessura (\(L\)) na equação dada, resulta que:

\(\begin{align} L&=\dfrac{K\cdot A \cdot \Delta T}{P_{\text{cond}}} \\&=\dfrac{0,11\frac{\text W}{\text m \cdot \text {°C}}\cdot 18,85\text{ m}^2\cdot 155 \text{ °C}}{{1500\text{ W}}} \\&=0,2142\text{ m} \\&=21,42\text{ cm} \end{align}\)

Portanto, a espessura da tubulação é de \(\boxed{21,42\text{ cm}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais