Buscar

BIOQUIMICA BASICA

Leia atentamente as expressões abaixo e responda V (verdadeira) ou F (falsa). Após, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Os peptídeos são biomoléculas com uma quantidade pequena de aminoácidos.
( ) Acima de 40 aminoácidos a molécula já é considerada uma proteína. 
( ) A ocitocina é responsável pelas contrações musculares do útero no parto e na produção de leite 
( ) O hormônio antidiurético é sintetizado pelo hipotálamo e estimula os rins a reter água 
( ) A glutationa atua como agente estimulador e protege as células dos efeitos redutores de algumas substâncias como a água oxigenada 

 

Escolha uma:

💡 3 Respostas

User badge image

Luan Oliveira

No mínimo 20aa diferentes para formar uma proteína. O comprimento das cadeias polipeptídica varia de 100 aa até 1800 aa (miosina). 

 

A GLUTATIONA ATUA COMO AGENTE REDUTOR, e protege as células dos efeitos destrutivos da oxidação por reação com substâncias como o peróxido (R−O−O−R), que são metabólitos reativos do O2.

A glutationa tem importante função de defesa contra o aumento de radicais livres no organismo, e a enzima glutationa peroxidase, presente em diversos tecidos de origem animal, protege as membranas celulares e intracelulares e seus ácidos graxos polinsaturados, fosfolipídeos, proteínas e ácido desoxirribonuclêico (DNA) das espécies radicalares provenientes do oxigênio que causam estresse oxidativo no organismo. Em tecidos saudáveis, a glutationa existe basicamente como GSH (aproximadamente 90%), e a razão GSSG/ GSH pode ser usada como um indicativo de situações de estresse oxidativo do organismo

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos essa pergunta, devemos recordar a constituição e a função desempenhada por peptídeos e proteínas. 


( ) Os peptídios são biomoléculas com uma quantidade pequena de aminoácidos.

Os peptídios, assim como as proteínas, são considerados polímeros de aminoácidos, unidos através de ligações peptídicas. A cadeia polipeptídica pode conter de dois (dipeptídio) a milhares de aminoácidos (polipeptídio). Polímeros que contém até 30 aminoácidos são conjuntamente chamados de peptídios. Logo, a afirmação está correta.


( ) Acima de 40 aminoácidos a molécula já é considerada uma proteína. 

As proteínas podem ser constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas e, geralmente, são formadas por mais de 50 aminoácidos; portanto, acima de 40 aminoácidos, a molécula pode ser também um polipeptídio. Logo, a afirmação está incorreta.


( ) A ocitocina é responsável pelas contrações musculares do útero no parto e na produção de leite.

A ocitocina é um peptídio formado por 9 aminoácidos e produzido pelo hipotálamo. Atua na contração da musculatura uterina durante o parto e das glândulas mamárias na lactação. Logo, a afirmação está correta.


( ) O hormônio antidiurético é sintetizado pelo hipotálamo e estimula os rins a reter água.

O hormônio antiduirético, também conhecido como vasopressina, é um peptídio formado por 9 aminoácidos produzido pelo hipotálamo. Atua na reabsorção de água pelos rins e aumento da pressão sanguínea. Logo, a afirmação está correta.


( ) A glutationa atua como agente estimulador e protege as células dos efeitos redutores de algumas substâncias como a água oxigenada.

A glutationa é um peptídio formado por 3 aminoácidos, que atua na dissipação de H2O2, protegendo as células dos efeitos oxidantes gerados a partir da decomposição da água oxigenada em H2O e O2. Logo, a afirmação está incorreta.


Portanto, a alternativa correta é a c.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais