Buscar

Qual a diferença entre as endotoxinas e as exotoxinas tipos A e B?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabella Neves

As exotoxinas são substâncias tóxicas segregadas por bactérias e colocadas no exterior da célula, enquanto endotoxinas são toxinas bacterianas consistir em lípidos que se encontram dentro de uma célula.
1
Dislike0
User badge image

Isabella Neves

de uma célula.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As exotoxinas são substâncias de natureza proteica que são produzidas por microrganismos e excretadas para o exterior da bactéria, ao invés das endotoxinas que fazem parte do corpo celular da própria bactéria, mais precisamente na constituição da parede celular.


São consequentemente libertadas por bactérias Gram-positivas, bem como por bactérias Gram-negativas. Este tipo de toxina pode causar diversas manifestações a nível clínico, assumindo um papel importante no desenvolvimento de várias patologias manifestadas pelos seres humanos e outros animais. Na sua larga maioria, as exotoxinas são libertadas pela maioria das bactérias dos géneros Gram-positivos. Exceção a esta regra são as bactérias da espécie Listeria monocytogenes que produz endotoxinas. Algumas bactérias Gram-negativas como as das espécies Vibrio cholerae, Escherichia coli, entre outras deste grupo, também são produtoras de exotoxinas.


As enterotoxinas são exotoxinas que atuam sobre o tubo digestivo, ou trato gastrointestinal, provocando muitas vezes a diarreia. As enterotoxinas inibem a reabsorção de cloreto de sódio, ativam a secreção do cloreto de sódio ou podem mesmo levar à morte das células epiteliais do intestino. O resultado final mais comum é o desequilíbrio osmótico dos fluidos no intestino o que provoca a diarreia.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais