Buscar

metodologia cientifica

Em um trabalho cuidadoso, o estudante deve ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando melhor as ideias antes de iniciar a redação do trabalho.  Deve-se citar pouco, mas reescrever muito.

O texto acima se refere a qual tipo de citação? 

💡 2 Respostas

User badge image

Ludson Rocha Martins

Tanto citação direita, quanto citação indireta, o que o trecho fala é que o estudante precisa absorver os conteúdos, por meio de leituras diversas e então selecionar os textos que efetivamente serão utilizados na resolução de um trabalho.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta questão devemos recorrer as orientações descritas na NBR 10520:2002. De forma mais espécifica a como realizar uma citação indireta (item 3.4, citação indireta). 


A citação indireta é recurso utilizado para transmitir a ideia do autor, por meio de uma interpretação. Devendo manter o sentido original , com indicação obrigatória da autoria e paginação opcional. Neste sentido a descrição realizada no enunciado se mostra como o uso da citações indiretas, onde quem escreve o texto busca trazer uma contextualização do conhecimento já existente do tema pesquisado. 

Existem duas formas de se fazer uma citação, no início ou no fim do parágrafo. São dados um exemplo de cada a seguir:

  1. Gil (2007) e Roesch (2007) dão importantes contribuições e orientações na definição das técnicas a serem utilizadas numa pesquisa científica.
     
  2. A pesquisa científica possibilita o desenvolvimento do pensamento inovador, uma das habilidades necessárias ao cidadão e profissional da atualidade (DEMO, 2000).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

metodologia cientifica

Metodologia Científica

FMU

User badge image

Thayná Costa

Question Icon

Metodologia cientifica

Metodologia Científica

UNIFIAM-FAAM

User badge image

Pricilla Souza