Buscar

CISTECERCOSE

A classe cestoda compreende um grupo de parasitos hermafroditas, que apresentam o corpo achatado dorsoventralmente, órgão de adesão sem cavidade geral e sem sistema digestório. Dentre eles os mais encontrados parasitando o homem pertencem à família Taenidae, na qual são destacadas Taenia saginata e Taenia solium. O complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão. Causam ainda prejuízos econômicos em áreas de produção de gado, porque as carcaças infectadas são condenadas no abate com base em inspeção sanitária. A cisticercose é a parasitose mais frequente do SNC sendo responsável por muitas internações hospitalares e sequelas neurológicas graves. Sobre a Cisticercose Humana é correto afirmar que

💡 5 Respostas

User badge image

Roséli Alves de Lima

Óla, no link abaixo tem um artigo que fala mais sobre  sobre a Cisticercose humana, os tecidos que atinge e demais aspectos e formas de contaminação.

<http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2010/RN1804/362%20atualizacao.pdf>

0
Dislike0
User badge image

Isabele Azevedo Silva Saraiva Matos

O homem que tem teníase, ao evacuar a céu aberto, contamina o meio ambiente com larvas
eliminados nas fezes, o suíno ou o bovino ao ingerirem fezes humanas (direta ou indiretamente), contendo ovos de Taenia solium ou Taenia saginata, adquirem a cisticercose.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, parasitas e parasitoides consistem em organismos que transcorrem uma parcela de seu ciclo de vida presos ou no interior do corpo de um organismo hospedeiro. A diferença entre os parasitas e parasitoides é que no final do ciclo larval do parasitoide o hospedeiro morre.

Nesse contexto, a cisticercose é transmitida numa situação em que o indivíduo ingere os ovos do parasita T. solium de forma acidental. Após isso, a incubação pode ocorrer de 15 dias ou pelo levar anos. As principais complicações são deficiência visual, epilepsia e quadros de loucura.

A diferença da transmissão da teníase para a cisticercose é que na primeira o indivíduo adquire a doença através da ingestão de carne bovina ou suína mal cozida com as larvas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas