Buscar

A audiência de custódia é uma garantia constitucional?

Direitos e garantias constitcionais.

💡 2 Respostas

User badge image

SidNaria Melo

Ressalte-se que o conceito de custódia se relaciona com o ato de guardar, proteger. Nessa esteira, o instituto visa proteger, resguardar os direitos inerentes à pessoa do preso, pois consiste na sua condução, sem demora, à presença de uma autoridade judicial. Há, portanto, o controle imediato da legalidade e da necessidade da prisão, assim como apreciar questões relativas à pessoa do cidadão conduzido, notadamente a presença de maus tratos ou tortura, com a necessidade prévia do exercício do contraditório estabelecido entre o Ministério Público e a Defesa.

Nesse sentido, a audiência de custódia pode ser entendida como relevante forma de acesso à jurisdição penal, tratando-se, portanto, de uma das garantias de liberdade pessoal que se traduz em obrigações positivas a cargo do Estado. Com efeito, consiste efetivamente em meio de ampla defesa à pessoa do preso.

Assim, a audiência de custodia garantem a observação dos Principios Constitucionais da presunção de inocencia, da verdade real e garantia da ampla defesa.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O artigo 5º LXII da Constituição Federal de 1988 dispõe:  a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

Fazendo uma interpretação extensiva e ampliativa desse dispositivo constitucional pode-se afirmar que a audiência de custódia seria sim uma garantia constitucional, pois, não seria apenas a prisão e o local que seria comunicados imediatamente ao juiz, sendo que, o acusado também poderia em tese se dirigir à autoridade judiciária. 

O artigo 7º par 5 da Convenção Americana de Direitos humanos dispõe:

  Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo.  Sua liberdade pode ser condicionada a garantias que assegurem o seu comparecimento em juízo.

Dessa maneira, esse diploma legal que tem caráter supralegal também dispõe claramente sobre a audiência de custódia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais